17 May 2018

O dia em que tornei bife


Foi hoje o dia em que me tornei um cidadão britânico também numa cerimonia no Council de Greenwich. Foi uma surpresa o modo como tudo decorreu, formal, mas super descontraido, divertido. A equipa, desde os recepcionistas, até aos oficiais da cerimonia eram super divertidos e tornaram o acontecimento em algo alegre, uma festa mesmo. Fizeram-nos sentir bem-vindos, quiseram mostrar-nos que estavam também contentes por nós.  Eramos 52 de 27 Paises diferentes. A minha surpresa foi para o reduzido número de Europeus ao contrário do que esperava. Muitos asiaticos, nigerianos, Chineses, Jamaicanos, 3 Espanhois, 2 Polacos, 3 Italianos e um tuga. O Consul que dirigiu a cerimonia, devia ser um apaixonado por futebol, porque os Italianos tiveram direito a piadas sempre que um era chamado para ir receber o Certificado. Dizia ele, Italianos, não fiquem tristes por não irem ao Mundial, agora já tem uma equipa nacional por torcer, e ria que nem perdido. Para os outros "olha, aqui vai mais uma apoiante da selecção inglesa no Campeonato do mundo", uma festa. Bem, quando chegou a minha vez, bem, fez um alarido com o meu nome que nem imaginam "Now, a name very footballer, I welcome Jonatas David Moutinho" mas que algazarra. Devia ser um fã do Mourinho, ou do Moutinho de certeza.
No meio de toda aquela formalidade/informalidade típica britânica houve ainda tempo para uma gafe monumental, ele chamou uma senhora que disse ser da China, ela levantou-se e gritou bem alto de punho no ar "Eu não da China, sou do Tibete". No fim vi que ele foi falar com ela algo atrapalhado e pelo que entendi ela nasceu na China e foi isso que ele leu, mas ela nao se identifica como Chinesa mas sim do Tibete.
Para encerrar a cerimónia o hino nacional inglês foi cantado por todos e deve ter sido batido o Record Mundial da desafinação. Valeu!
E agora, como dizia o meu amigo Joao Graça, que faço eu com isto?


Agora vou comecar a praticar os costumes. Amanhã, como mandam as regras tenho de sair do trabalho e beber 4 pints, sem comer. No fim de semana, vou praticar andar de sandálias com meias e vou pro Pub da esquina ver a Premiere League e gritar com voz grossa na rua para os autocarros. Vai ser super cool!

1 comment:

Fernando Baptista said...


Vá... parabéns...só faltou um convite para o casamento real!
Que esta nova janela que se abriu, te continue a trazer muitas felicidades por aí!
Abraço. Fernando.