3 May 2017

O poder das "reviews"

Cada vez mais as compras on-line tomam o lugar do tradicional comércio. Eu falo por mim, já há muito rendido às compras on-line, desde livros às escovas para a máquina de escovar os dentes. Mas isto tem um custo, já não somos "clientes" para nenhuma loja, somos apenas um nickname sem rosto por quem as lojas virtuais pouco se importam e quando alguma coisa coisa mal as coisas podem tornar-se muito stressantes e complicadas, levando-nos muitas vezes a nem nos darmos ao trabalho de reclamar só pelo trabalho que dá e ficamos com o prejuízo. Muitas vezes essas empresas com Websites nem são sequer empresas, mas sim um bacano qualquer com um laptop no quarto, de pantufas a comprar na china e vender na net sem sequer tocar fisicamente na mercadoria. Que podemos fazer então sempre que algo corre mal? Reviews. Quantas mais, melhor, sobretudo em sites como TrustPilot ou outros com muito alcance. Se não resolve o nosso problema pelo menos vai fazer essa empresa pensar duas vezes em continuar a operar a seu bel-prazer e beneficiar outros. Eu tornei-me um reclamador profissional, um queixinhas sem quizerem. Vou a um Bar e sou atendido com má educação, chego a casa e pimba, reviews. Vou a um supermercado e vejo produtos fora de validade, não fico pela reclamação no local, pimba, reviews. Há tempos, recebi um material de fotografia não coincidente com o anunciado, passei mais de uma semana a trocar emails com os senhores e nada, ignoravam-me, passavam de mão em mão, ate que me chateei e resolvi fazer bluff. Mandei-lhes um email a dizer, meus senhores, tenho tentado resolver este problema sem sucesso, passo a informar que sou um fotógrafo profissional com mais de 1300 seguidores e vou publicar um artigo a alertar os meus seguidores sobre o vosso serviço. Cumprimentos. Não demorou uma hora, recebi um email dos meninos a pedir imensa desculpa e a suplicar, foi mesma a palavra "we beg you" para não publicar nada porque isso teria consequências serias no negocio deles e a propor-me uma serie de ofertas para me compensar dos problemas. Resolvido.
Comprei umas calças de montanha num website. Quando as recebi, o material era de péssima qualidade e a cor nem era a mesma, tentei devolver. Emails sem resposta e quando responderam disseram que não podiam aceitar de volta porque eram uma empresa nos EUA. Que fiz eu? Reviews. Que aconteceu? Recebi logo emails a solicitar alterar as minhas reviews pela devolução do dinheiro e ficando na mesma com as calças. Resolvido.
Agora foi com a minha internet. Fiz contracto com a BT e passaram 3 semanas sem a ligarem. Dezenas de telefonemas sem resultado, disseram que antes de 5 de Maio não podiam ligar e ponto final. Publiquei uma review no TrustPilot, estes pediram-me mais informações para verificarem a veracidade da reclamação e foi publicado. Dois dias depois, milagrosamente a internet estava a trabalhar.

   

No comments: