13 Oct 2016

Ao rubro

A Escócia acaba de anunciar que vai fazer de novo um referendo a permanência no Reino Unido.
Os Escoceses, que votaram massivamente na permanência na EU no referendo, querem referendar se ficam fora da EU e no UK, ou fora do UK e aderir à EU como Pais independente.
Para juntar a isto, a Irlanda do Norte, que também votou pela permanência na Europa, está a considerar reunificar a Republica da Irlanda, deixando assim também o UK.
A politica inglesa está portanto ao rubro. Por este andar, a vaidade e o nacionalismo destes ingleses ainda vai acabar num Reino Unido com a Inglaterra e o Pais de Gales. Lindo! Será um Pais chamado de Engladales?
Esta reacção da Escócia näo é de estranhar, principalmente depois do congresso dos Conservadores no passado fim de semana, em que a nova PM, que parece querer tornar-se a nova dama-de-ferro, pôs-se a atacar Europa, Emigrantes e todos os que apoiaram o Brexit, de uma forma violenta, para claudio da direita nacionalista. Com isso, ganhou a queda da libra de imediato, o pânico nas bolsas e nos negócios, e esta reacção da Escócia, a quem alias não dispensou recados também. Muito pouco inteligente.
Eu não quero bater palmas porque vivo aqui e preciso de trabalho e libra valorizada, mas confesso que esta gente merece uma lição. A onda de nacionalismo e racismo que aqui se vive é insuportável. 

No comments: