9 Jul 2016

Coches cubanos


Os carros são a riqueza de Cuba, para os visitantes e para os Cubanos. Um carro destes antigo, custa facilmente 25.000 pesos=dolares, mais caro que uma casa em Cuba. Isto acontece, primeiro por não haver fabricas a construir novos e não ser possível comprá-los em Stands, até porque não há stands de venda abertos ao publico. A maioria dos carros importados pertence ao estado, dificilmente um particular pode adquirir um carro em Cuba. As empresas de aluguer tem carros mas pertencem ao Estado.
Se tivermos em conta que um funcionario ganha em media 50 dolares por mes, é facil perceber quão dificil é adquirir um carro.
O ultimo carro nas fotos, foi o nosso táxi que alugamos por 3 dias. Custou-lhe 25.000 e teve de gastar mais 3.000 a colocar ar condicionado e arranjá-lo para abrir a sua propria empresa de serviços de taxi. O governo só agora está a autorizar a abertura de pequenos negócios à iniciativa privada, mas os impostos que tem de pagar ao Estado são absurdos. Enfim, um Pais em transformação lenta!
.
Os dados que refiro foram me transmitidos em algumas conversas com locais, não posso por isso afirmar a exactidão destes.

2 comments:

Anonymous said...

Apaixonei-me pelo vermelhinho de cima...

Luz

Anonymous said...

Esta informação parece confirmar
http://www.cubisima.com/carros/autos-y-camionetas/chevrolet/

Luz