11 Apr 2016

Joachim Fernandez


Ha noticias que por um motivo ou outro nos tocam especialmente. A historia de Joachim Fernandez é um desses caos. E perguntam, quem é Joachim Fernandez? Ou melhor quem foi Joachim Fernandez? Joachim foi jogador de futebol, internacional pelo Senegal e representou clubes como o Bordéus onde foi colega de Zidane. A sua carreira terminou abruptamente devido a uma lesão grave no joelho, ainda com 29 anos. Ao longo dos seus tempos como jogador, enviava grande parte do seu salário para a família que ficara no Senegal. Foi em busca de melhores condições de vida e explorar o seu talento para o futebol na Europa.
Sobre ele diz-se “muito tranquilo, alguém muito culto, mas um jogador a quem o final de carreira abrupta e madrugadora deixou marcas psicológicas para sempre”.
Da sua carreira, a imagem mais conhecida foi a apertar o pescoço a Paul Gascoigne num jogo com o Everton.
Acabou a carreira em 2001 na Indonésia, seis anos depois da época que parecia lança-lo para o sucesso. Voltou a França, mas sem a fonte de rendimento de outros tempos, nunca se conseguiu adaptar a um estilo de vida diferente. A separação da mulher foi o passo final da espiral em que entrou. Ficaria sem casa, sem o filho, sem rumo.
Da familia que ajudou, do filho, nada se sabe, nem tao pouco se eles sabem a situação em que ele estava. Agora, também será tarde de mais, Joachim Fernandez morreu enregelado nas ruas de Domont, nos arredores de Paris onde para praticamente toda a gente, era apenas um sem abrigo.

No comments: